A Vida, o Universo e Tudo o Mais

quarta-feira, abril 20, 2005

Constantine - Segunda Parte

"... no último post sobre Constantine, André disse que achava que Johnny Depp seria o Constantine perfeito, que Keanu Reeves nem ficou tão mal e que esperava que não fosse mais uma adaptação totalmente dispensável de HQs."

Molecada, estou aqui para dizer que eu errei no meu pré-julgamento. O filme é muito bom! (Taí, Muta, o que eu achei do filme!) Talvez seja a melhor adaptação de uma HQ que eu já vi: eu, fã de carteirinha do John Constantine, doido por estórias de terror, adorei. Minha noiva, que não conhecia o homem, não gosta do visual de estórias de horror (aqueles demônios que perseguem a Isabel na primeira descida de Constantine ao Inferno ficaram muito bons), e ficou um pouco perdida com as referências que só os fãs conhecem, gostou muito. Enfim: um puta filme de terror e ação (se é que isso existe).

Sobre o
Keanu Reeves: independente do que digam dele, acho que foi a melhor escolha para o John Constantine. Aquela cara de desesperado misturado ao jeito de cachorro sem dono, sem ter onde cair vivo, já sabendo para onde vai depois de morto e tentando, de todo jeito se livrar do seu destino talvez não fosse bem incorporada por um cara que é casado, pai de família e mudou para o país da esposa (o Johnny Depp).

O filme começa com um mexicano pobre, fuçando umas ruínas e encontrando a Lança do Destino, que, contam as lendas, é a lança que tirou a vida de Jesus Cristo, durante a crucificação. Além disso, verdade ou não, diz-se que Hitler a procurava, entre outras tantas relíquias religiosas que, supostamente, dariam poder ao seu possuidor. O fato é que quando Manuel, o nosso amigo mexicano, descobre a Lança, ela está envolta em uma bandeira nazista. Esse pequeno detalhe dá uma amostra do que vem pela frente: um filme de ação e terror que dá máxima atenção aos detalhes, satisfazendo tanto o fã quanto o espectador casual.

Além do estilo de estória me agradar, teve um detalhe da produção que me chamou a atenção, apesar de assistir filmes por mais tempo da minha vida do que seria normal: a escolha do elenco. Ainda que o Keanu Reeves em nada se pareça com a figura do Constantine dos quadrinhos, ele ficou perfeito. Cada um dos personagens tem a aparência que sua história de vida lhe propõe. Isso vale para Angela/Isabel (
Rachel Weisz, linda e maravilhosa como sempre), Gabriel (Tilda Swinton) , para Balthazar (Gavin Rossdale) , para Chas (Shia LaBeouf), para o Padre Hennessy (Pruitt Taylor Vince) e para Lucifer (Peter Stormare). Vale lembrar, ainda, que este é o primeiro longa-metragem do diretor Francis Lawrence, conhecido por dirigir videoclips de gente como Britney Spears, Will Smith e Aerosmith. Se eu soubesse disso antes de ver o filme, ficaria preocupado!

Gostei muito do filme e recomendo para quem é fã de terror. Espero que as continuações venham e que personagens marcantes dos quadrinhos (como Etrigan, um dos que mais gosto) marquem presença.

Só um detalhe que aconteceu aqui em Salvador e que muita gente reclamou: a cena final, após os créditos, que dá espaço a uma continuação, foi exibida com todas as luzes acesas. Ou seja, até agora não sei quem é que está conversando com o Constantine com os olhos vermelhos de mestiço! Saco, só vou saber em Constantine II...