A Vida, o Universo e Tudo o Mais

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Perigo, Will Robinson, Perigo

"O ano é 1997, os cientistas da Terra procuram uma solução para o problema da superpopulação do planeta. O planeta mais próximo capaz de sustentar vida humana fica próximo à estrela Alfa-Centauri..."

Começa, mais ou menos desta forma, o episódio O Clandestino Teimoso, primeiro episódio da série Perdidos no Espaço exibido no Brasil. A série, como muitos de vocês devem saber, conta as aventuras e desventuras da família Robinson, do piloto do Don West e do maquiavélico Dr. Zachary Smith, após a decolagem da Jupiter 2 em direção à Alfa-Centauri, onde observações feitas a partir da Terra determinaram a existência de um planeta compatível com a vida humana. Só que o nosso querido dr. Smith, servindo a um país estrangeiro, tenta sabotar a missão. O destino acaba levando-o para dentro da nave e seu peso faz com que a Jupiter 2 desvie-se da rota e fique, literalmente, perdida no espaço sideral.

A série começou a ser exibida no Brasil em 4 de dezembro de 1966 (um ano depois do lançamento nos Estados Unidos) pela TV Record, após o Jovens Tardes de Domingo e antes do programa de Hebe Camargo. Daí dá para ter um pouco de noção da importância da série no Brasil.

Esse blá-blá-blá todo aí em cima é só para poder contar a emoção que senti ontem ao assistir o primeiro episódio. Nasci depois que a série foi exibida originalmente no Brasil e só assisti às reprises, através da rede Tupi, creio eu, nos idos de 1978. Confesso que não lembro de ter visto O Clandestino Teimoso, mas foi maravilhoso rever a série que marcou minha infância, seja pela ficção científica - que marcou meu gosto cinematográfico e literário de maneira indiscutível por conta dessa série, seja pela paixão por Penny Robinson, cultivada nos anos de criança e que me levou até a escrever um conto (hoje seria chamado de fanfic) onde eu a salvava de um monstro qualquer, seja pelas horas de prazer proporcionadas pelas aventuras de Will Robinson (quanta inveja daquele moleque!) e do Robô.

A série teve 83 episódios em 3 temporadas e a primeira e a segunda saíram completas em DVD. Comprei a primeira e agora não vejo de hora de curtir, novamente, as aventuras da família que se sacrifica para tentar salvar o planeta Terra. Se você tiver um cofrinho aí por perto, saque o seu rico dinheirinho e corra para uma loja que venda DVDs, namore a caixa e, se puder, faça como eu: junte-se à família Robinson e tente nos ajudar a encontrar Alfa-Centauri e salvar o planeta.

Créditos: Grande das informações sobre a série constantes deste texto foi retirada da página especial do canal Retro TV sobre a série Perdidos no Espaço, localizada aqui. Vale a visita.