A Vida, o Universo e Tudo o Mais

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Frankly, my dear, I don't give a damn!

Molecada, pelo título do post, vocês já devem ter percebido que de qual filme estou falando: E O Vento Levou.

Eu e minha noiva completamos ontem (19/01) 9 anos juntos e, para comemorar, resolvemos preparar um jantar e assistir o filme depois. Tenho que confessar que nunca fui muito fã deste filme. Assisti três ou quatro vezes, uma com minha noiva, alguns anos atrás e duas com a família, ainda moleque, cortesia da Rede Globo de Televisão. Gostei, é verdade, mas nada espetacular, na minha antiga opinião.

Se é que alguém não sabe ainda, este filme foi lançado em 1939, arrematou 10 Oscars, encantou milhões de pessoas e trata (dependendo do seu ponto de vista) da estória de Scarlett O'Hara, menina rica da Georgia que vê seu mundo ser destruído pela Guerra de Secessão, enquanto vive seus encontros e desencontros ao longo da vida, ou da estória de como a Guerra de Secessão acabou com o "mundo perfeito" sulista dos Estados Unidos, através dos olhos da protagonista.

Independente de como você entenda a estória, tive a certeza, na noite de ontem, de que este filme faz jus a tudo que dizem dele. Fotografia impecável, representações espetaculares (Clark Gable, Vivian Leigh, Olivia de Havilland, Hattie McDaniel, por exemplo), roteiro muito bem escrito, apoiado num livro que ainda não tive o prazer de ler, mas que todos dizem ser ainda melhor que o filme e que, ainda por cima, retrata personagens que não são unidimensionais, que não são puros, cada qual com seus vícios e virtudes. Existem poucos filmes assim! Confesso que parece que vi o filme pela primeira vez e que as quase 4 horas passaram rápido, apesar do sono que insistia em pegar no nosso pé.

Se pudessémos ser tão arrogantes a ponto de dizer que alguns filmes se enquadrariam na categoria "Melhores do Mundo", eu, desde as duas da manhã de hoje, incluiria E O Vento Levou nessa categoria, muito provavelmente no topo da lista. Amei o filme. É um dos melhores filmes que já vi. Se você ainda não viu, ou se viu e não gostou, dê-lhe outra chance. O filme merece, Scarlett, Rhett, Mammy, Prissy, Ashley e Melly merecem.