A Vida, o Universo e Tudo o Mais

sábado, janeiro 29, 2005

Donnie Darko

Molecada, antes de falar qualquer coisa sobre esse filme, vou confessar que é um dos filmes mais surpreendentes que já vi. E também que tenho um medo enorme de fazer um comentário que não fique à altura do filme.

Vamos à bolacha: Donnie Darko é um adolescente típico de classe média americana que, de repente, passa a ter visões de um coelho gigante que ordena que ele faça determinadas coisas. Em uma das primeiras seqüências, o coelho ordena que Donnie (vivido por Jack Gyllenhall) saia do seu quarto e vá para fora da casa. Nosso amigo obedece e, ato contínuo, uma turbina de avião cai sobre a casa, atingindo o quarto de Donnie. A FAA (o equivalente americano do DAC) investiga o acidente mas não consegue encontrar o avião que perdeu a tal turbina.

Avançando um pouco na estória, Donnie conhece Gretchen Ross (Jena Malone), garota nova na cidade e se interessa por ela, como seria normal. Ao mesmo tempo, começa a ter visões do que ele imagina serem linhas de tempo que as pessoas seguem em suas ações. Além disso, os encontros de Donnie e Frank (o coelho gigante) se intensificam, bem como os diálogos que começam a esclarecer a estória do filme. Preste bastante atenção na conversa entre Donnie e professor Kenneth (Noah Wyle) ou você talvez tenha que rever o filme para entender o que está acontecendo.

Fica muito díficil falar de Donnie Darko sem entregar alguma pista da estória e estragar a surpresa final. Só posso dizer uma coisa: nenhum filme mexendo com a idéia de tempo conseguiu ser tão bem amarrado no final.

Além da estória, os velhinhos (de 30 anos para cima) ainda têm mais um motivo para ver o filme: músicas como Killing Moon (do Echo and the Bunnymen), Head Over Heels (Tears for Fears), Notorius (Duran Duran), Love Will Tear Us Apart (Joy Division, mas dessa eu sou suspeito para falar) e Mad World (também do Tears for Fears) fazem parte da trilha sonora, mas não estão ali para enfeitar. Se você conhece as letras dessas músicas, vai perceber que elas fazem parte da narrativa.

Donnie Darko é um filme de suspense e ficção com uma estória prá lá de surpreendente e bem amarrada. Você quer saber de que avião caiu aquela turbina do começo da estória? Passe na locadora, alugue o filme e descubra como essa confusão toda começa.